Metodologia de trabalho com atores

"Quando a Festa Acaba"
Roteiro, direção e preparação de Frederico Foroni


por Frederico Foroni
O foco do trabalho é proporcionar o desenvolvimento artístico através do desenvolvimento pessoal, a partir de exercícios fundamentados em ciências naturais e artísticas ocidentais e em sagradas escolas orientais e ocidentais, experimentadas, desenvolvidas e sistematizadas ao longo de 7 anos de experiência profissional como diretor, professor e a partir de cursos de formação terapêuticas.

Promover exercícios que possibilitem um despertar para a consciência dos processos emocionais e sensoriais em/de cada centro de energia do corpo - muito comumente chamado de chakras - aqui denominados Triângulos. Conscientizar e experimentar os resultados de como, ativando estes centros, o corpo emocional e sensorialmente, para que, a partir desta consciência, o ator possa ampliar suas possibilidades de expressão e o fazer com mais verdade interna. Este processo é acompanhado e sustentado por teorias e técnicas acerca da expressividade do ator e acerca de diversas correntes terapêuticas, como a Bioenergética, Medições Ativas e Respirações Conscientes.

Através de exercícios físicos, individuais e coletivos, associados a imagens verbais e improvisos cênicos, o ser em aprendizado, pode se conscientizar dos fluxos energéticos no corpo, das dimensões do corpo, de muitas funções e potencialidades do corpo, reconhecendo o corpo como órgãos integrados entre si e com o universo, tendo mais e melhor noção dos limites e potencialidades corporais, que possibilitam uma melhor relação nas micro-políticas, macro-políticas e dos processos de crise, direcionados para um processo criativo dentro da linguagem cinematográfica.

Todos os exercícios respeitam o tempo de absorção e aprimoramento do aluno, sem, com isto, ser condescendente com preguiça ou falta de estímulo. Importante salientar que após cada dia de trabalho, é feito, dependendo da necessidade, um processo de reintegração e relaxamento.